sábado, 12 de febrero de 2011

Fui convidado pela Elena para participar de uma coleta de campo no Parc Natural de Montseny. Foi uma das semanas mais incríveis que passei aqui. Nos encontramos no CCMA pela manhã Elena, Davi, Miguel e Alberto. A Elena é uma doutoranda do laboratório e o Davi é o técnico. O Miguel é um biólogo contratado pelo Prof. Mario e o Alberto é um postdoc com um projeto entre a UAB (Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade de Castilla de la Mancha (Toledo).

Tudo super bem organizado pela Elena e a coisa flui como primeiro mundo. Carregamos o carro com o equipamento e fomos numa viagem super agradável. O Miguel é de longe o cara mais engraçado que existe no mundo. Não tem nada ou ninguém parecido. Eu só não ria dele quando ele falava boa noite ou bom dia, mas no restante, era o cara abrir a boca e eu quase mijava de rir. E pra melhorar, o Davi e o Alberto também são mais ou menos do mesmo naipe.

Comemos algo no caminho e fomos para o CREAF (UAB) em Barcelona. Chegamos lá e foi ótimo conhecer mais um campus. A UAB tem reconhecimento internacional e é considerada uma das melhores universidade do mundo.

Por ali nos encontramos com o Roma. Um cara super legal que também está contratado como pesquisador pela UAB. Ele foi super atencioso e ajudou a planejar a coleta. Depois nos levou para cumprimentarmos o seu chefe, ninguém menos que Josep Peñuelas. É como se um estudante de cinema fosse apresentado ao Steven Spielberg ou algo deste calibre... Ainda bem que os catalães falam um espanhol super fácil de entender.

Bom, fomos ver o campo do Alberto com as armadilhas para capturar os roedores que dispersão as sementes das encinas (Quercus ilex). Também fomos a umas parcelas do grupo de Engenharia Florestal para comprovar que os experimentos de ecofisiologia que fazem por aqui estão a alguns passos de distância dos que fazemos no Brasil. Baaahh!!!

Muito bem, compras feitas no Eroski, subimos a montanha pra ir ao Parque. Ficamos no alojamento que é uma casa enorme, antiga e charmosíssima. Que delícia de lugar. Chegamos lá pras 10 e fomos arrumar as coisas para descansar um pouco e ralar no dia seguinte. Na terça pela manhã foi um deslumbre do tamanho do parque. El Parc Natural de Montseny es la hostia! Se as fotos são capazes de capturar uma porcentagem do que eu testemunhei com meus olhos, já terão uma idéia do que se trata.

Trabalhamos duro terça, quarta e quinta retirando cores de madeira de Fagus sylvatica em diversas altitudes. O projeto é super interessante e vai produzir uma série de dados que servirão para entender as conseqüências das mudanças climáticas.

Além de aprender muito, a experiência valeu a pena demais. Estar no campo sempre é bom para sintonizar as energias com a vibração do chi e para esvaziar o pensamento. Deu para meditar, refletir e relaxar bastante. Me custou um pouco falar castellano com as árvores para remover seus cores. Imagino que sendo catalãs, devem falar espanhol também, e espero que não tenham ficado chateadas ou doentes com os fragmentos que removemos.

Muitas risadas, lindas paisagens, neve até o joelho e pés ensopados, guerras de bola de neve, dados coletados, lixo separado, missão cumprida. Espero ter ajudado a Elena e o projeto. Hora de voltar pra casa...
Fomos pra Barcelona e nos hospedamos no hotel da UAB. Fantástico! Ficamos num hotel 4 estrelas dentro da UAB e custou 23 euros por barba. Tomei a melhor ducha desde que sai do Brasil e saímos para jantar. O Alberto nos levou para a Barceloneta (lugar longe dos turistas) e por ali comemos umas paellas e arroz caldoso. Ficou salgado o preço mas para quem ficou a semana toda sem gastar um tostão, valeu demais a pena. Depois de dar uma volta pela orla, a idéia era tomar ao menos uma copa, mas acabou não rolando. Este foi o único momento que não esteve 100%. Afinal, não se pode ir a Barcelona e NÃO sair!!! Ficamos rodando de carro sem encontrar um bom lugar para ir e voltamos ao Hotel para dormir. Uma pena, mas não foi nada que estragasse a viagem.

Sexta acordamos cedo e fomos terminar de arrumar as bellotas das encinas para o projeto do Miguel. Comemos de forma monumental num dos melhores restaurantes que fui por aqui e tomei um vinhozinho para capotar no carro na volta. Horas e horas depois cheguei super feliz, renovado e animado em Madrid. Agora é preparar as coisas para a viagem de Granada semana que vem.

Seguem as fotos
https://picasaweb.google.com/106264124435936950371/ParcNaturalDeMontseny?authkey=Gv1sRgCInR4Jfxreb8pwE#

1 comentario: