jueves, 13 de enero de 2011

A volta ao passado

Após chegar de volta a Madrid, fiz minha mudança para a minha nova e (espero) definitiva residência. Atualmente moro com um espanhol, uma espanhola e um gaúcho. A casa é denominada “casa del amor” e com um nome destes dificilmente vai ser ruim. Cheguei dia 2 (domingo) e arrumei minhas coisas e descansei. Os membros da nossa galera foram embora e Xisto, Paula e Isabela foram pra Lisboa. Em seguida, eu os iria encontrar em Roma para um fim de semana extendido. Neste intervalo de tempo, trabalhei bastante no meu projeto de isótopos e aproveitei o tempo para refletir sobre a vida. Fiz meus desejos pra 2011, coisa que não tinha feito antes.

Chegamos em Roma praticamente juntos e nos encontramos no aeroporto. Nos cinco primeiros minutos deu para perceber qual seria o lance: os romanos acham que são mais espertos que o resto do mundo. Mas para eles, eu vou usar a frase do Xisto: “nascido e criado no lixo eu vou dar mole pro rato?” Coitadinhos deles de acharem que são mais malandros que os brasileiros. Ainda estão na graduação e nós já estamos no pós-doc.

Eu vou resumir brevemente a viagem e minha impressão da cidade pois tenho que adiantar o trampo. Vou começar sempre pela parte ruim, porque eu já percebi a diferença entre “o dia está bonito, mas choveu” e “choveu, mas o dia está bonito”. Saímos a noite e de dia. A impressão geral, e compartilhada por todos os brasileiros que conhecemos lá é que os romanos são muito mal educados e grosseiros. Pelo que eu percebi esta constatação também é feita pelos italianos que não são de Roma e até mesmo por alguns romanos. No aeroporto, fui entrevistado por uma senhora e fiz questão de salientar que isto é o ponto mais negativo da cidade. Obviamente, a imundice de cidade não fica muito atrás. Que aspecto de descuido tem o Centro de Roma. Tomara que o restante da cidade não seja assim e seja apenas parte da visão que eu tive do Centro. Mas me pareceu muito suja, desde o metrô, até as ruas, os prédios, etc...

Do outro lado da balança, o lado positivo da história, vem todo o esplendor da história e cultura romanas. A cidade é praticamente um museu a céu aberto onde se tem a possibilidade de conhecer na maior parte das vezes monumentos gigantescos que causam arrepios e calafrios. Vale muitíssimo a pena conhecer o berço da nossa história e visitar pontos de interesse. Aqui vão os que eu pude ir: Coliseu, Vaticano, Castelo de Santo Ângelo, Santa Maria de Maggiore, Praça de Veneza, Panteon, Fontana de Trevi, Campo de Fiori, Praça Navonna, Praça da República, Praça do povo, Praça da Espanha, Igreja de São Paulo, Pirâmide, Palatino, Circo Máximo e Trastevere. Ah, não deixe de tomar um bom vinho Chianti. Venceu os vinhos espanhóis que provei.

Não vou mais falar de Roma e deixar as fotos falarem por mim. Valeu DEMAIS a pena, mas agora a idéia é ver se conhecer o restante do país é tão lindo quanto dizem. Boas vibes para os romanos. Roma é melhor para passear, mas para viver Madrid continua como o número 1.

As fotos de Roma estão no link http://picasaweb.google.com/106264124435936950371/Roma?authkey=Gv1sRgCPCqxbr6z_X_Vw

2 comentarios:

  1. Adorei as fotos de Roma! Vou ter que arranjar um jeito de ir! SAudades de voces.

    ResponderEliminar
  2. Oi Lele, tudo bom? Para mim Roma fica uma das cidade mais maravilhosa onde eu ja foi (bem bem mais que Rio). A lembrança que eu tenho é muito boa... agora não sei se for porque olhei Roma como olhos de crianças (tinha 18 quando Viajei para Roma) mais achei a cidade linda. Quando a sujeira.... agora que conheço a America do Sul, acho a Europea limpa rsrsrsrsrsrs.
    Aproveita bem de sua viagem.
    Soizig

    ResponderEliminar